FORTE SÃO MATEUS
Inaugurado em 1620, o Forte de São Matheus foi construído pelo governador do Rio de Janeiro, Martim   de Sá, com o propósito de impedir a passagem de embarcações inglesas, francesas e holandesas que vinham buscar pau-brasil. Situado na extremidade esquerda da Praia do Forte

morroforte.JPG (16845 bytes)

 FONTE DE ITAJURÚ
É um dos pontos mais importantes e tradicionais do centro da cidade, já que graças à sua água potável,  tornou-se possível a colonização de Cabo Frio. A construção começou por ocasião da visita de D. Pedro II em 1847 quando foram utilizados, além de outras raridades, azulejos portugueses do século XIX. Em 1979, a fonte foi restaurada e o local ampliado, se transformou no Parque de Itajurú

fonteitajuru.JPG (15730 bytes)

 IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO
O altar-mor guarda a imagem da padroeira esculpida em madeira e o santuário abriga ainda uma capela em homenagem à N. Ra da Conceição. Construída em 1660, a igreja, que fica em frente à praça Porto Rocha, conserva em seu interior o estilo colonial português.

coreto.jpg (7301 bytes)

 CONVENTO NOSSA SENHORA NOSSA SENHORA DOS ANJOS

Localizado na base do Morro da Guia, o convento foi erguido em 1696 e é um dos marcos da arquiterura religiosa do período colonial. Ao seu lado encontra-se o cemitério da ordem franciscana e no topo do morro, a capela de Nossa Senhora da Guia. Desde 1982 funciona também no local o museu de arte religiosa e tradicional.

nsanjos.JPG (14733 bytes)

 CAPELA NOSSA SENHORA DA GUIA
Situada no topo do Morro da Guia, esta pequena capela foi construída acima do convento de N. Sra. Dos Anjos, em 1740, pela câmara de Cabo Frio. Só em 1982, por ocasião de sua restauração, foi colocada a imagem de N. Sra. Da Guia. O morro e a capela da Guia são tombados pelo Patrimônio Histórico.

capelaguia.JPG (11102 bytes)

 CHARITAS
Durante muitos anos, o prédio, construído em 1837, foi conhecido como a Casa da Roda , um asilo para crianças órfãs, abandonadas e mães solteiras. Mais tarde, estabeleceu-se ali o Fórum da Cidade, depois a Casa da Cultura que abriga a biblioteca municipal, um salão de exposições, sala de cursos, pesquisas e a pinacoteca do artista José de Dome.

charitas.jpg (13280 bytes)

 MONUMENTO DO ANJO CAÍDO
Esculpido em pedra sobre uma coluna de 9 m de altura, o monumento do Anjo Caído foi erguido no início deste século, em homenagem á abertura do canal artificial Palmer. Com o tempo, a força das águas inclinou a coluna de modo acentuado, originando o nome pelo qual o monumento se tornou conhecido. Está situado próximo a ilha dos Anjos, no canal de Itajurú.

anjo.jpg (12063 bytes)

 MUSEU DO MAR
Situado na casa 94 na Av. Barão do Rio Branco no centro de Cabo Frio, foi inaugurado em 1987 e conserva em mais de uma dezena de aquários, peixes, moluscos e crustáceos de água doce e salgada, provenientes dos mares de Cabo Frio e de outras regiões do Brasil.
 MUSEU HISTÓRICO MARÍTIMO
Inaugurado em 1987, o museu está localizado na rua Marechal Floriano, 131- São Bento, centro. No acervo, peças resgatadas em naufrágios da região, miniaturas de barcos e fotos de antigas embarcações da história naval de Cabo Frio.